quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Intercâmbio: uma oportunidade para unir lazer e conhecimento

Hoje, pessoas de todas as idades, inclusive com deficiências, se lançam nessa aventura






Bernadete, como todos os que estudam uma língua estrangeira, viu no intercâmbio a oportunidade de melhorar a pronúncia e a fluência em inglês. Foi assim que, aposentada, ela se inscreveu em uma agência especializada para fazer um curso de seis meses no Canadá, encontrou o que procurava, e se adaptou ao perfil da turma.

Aos poucos, Bernadete superou a timidez e descobriu ainda as vantagens do contato com jovens estudantes e os benefícios de viver uma rotina no exterior.

- Uma experiência muito boa porque você conhece outra cultura. Você viaja conhece melhor a cidade em que você está e conhece pessoas de todo o mundo -considera a aposentada, Maria Bernadete de Souza Marinho.


Além do desafio cultural e do idioma, o intercâmbio é também um momento de muita expectativa para a família de quem vai ficar longe de casa. Imagine então, o único filho de um casal argentino que nasceu prematuro e, aos 17 anos, resolveu viajar para o Brasil.Uma vontade que nasceu em um site da internet.

- Eu sempre falo com a mãe, ela sempre liga muito pra cá e a gente conversa. Tem sido uma experiência maravilhosa. Assim, na verdade foi presente que nós recebemos a família inteira tá achando assim, ótimo. Eles são muito obedientes,são bons, são bons companheiros e a gente tem aprendido muita coisa com eles- conta Narla Sathler Musse, professora do IFRN e voluntária.

- Eles reagiram bem, ou seja, ele ficaram assim com cuidado no princípio, no primeiro momento. Eles apoiaram a iniciativa que era uma coisa que eu queria, estava com vontade de fazer. Então eu falei para eles porque eu queria fazer, então eu fui apoiado pela minha família – comenta o estudante,Octávio Nicolas Carreño.

Octávio só distingue luz e sombras. Ficou cego depois do parto, mas a deficiência não limitou a curiosidade dele.

- Eu consigo me locomover bem dentro da cidade. Com as limitações que a cidade também oferece. Eu não sei o que eu quero conhecer, não sei ainda o que eu vou fazer no fim de semana. Mas eu fico com vontade de ir no show da banda Grafith. Eu não conheço as músicas, mas eu quero ir para o show de grafitão – revela Octávio.

Da cidade já conheceu alguns bairros e o rosto vermelho denuncia que a praia já entrou muitas vezes no roteiro de Octávio em um mês de intercâmbio. Um exemplo de que não existe regra para quem se dispõe a aprender...e porque não, ensinar. Alexis, intercambista francês instalado na mesma casa de Octávio que o diga.

- Muitas frutas diferentes, que não tem na Europa. Tapioca que é muito bom - cita Alexis Stouffs, intercambista francês.

Quer saber mais sobre intercâmbio? anote o site da ONG que cuidou da vinda dos intercambistas que você viu na reportagem. Anote aí www.afs.org.br



Fonte: http://intertvonline.globo.com/rn/noticias.php?id=7000

Nenhum comentário:

Postar um comentário