quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AFS no "Café com Turismo" da UFMS/Aquidauana


AFS – Intercâmbio Cultural, este foi o tema do descontraído e atrativo "Café com Turismo" realizado pelos acadêmicos do curso de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana (CPAQ).
O Café com Turismo é promovido sob a coordenação da Professora Lilian da Silva Paiva e na manhã da última quarta-feira, 17, contou com a apresentação dos voluntários da Ong AFS Intercultural Programs, que realiza, coordena e promove intercâmbio cultural e estudantil por todo o mundo.
O auditório do Campus 2 da CPAQ ficou repleto de acadêmicos que recepcionaram calorosamente os voluntários. Na apresentação a participação dos futuros turismólogos foi expressiva demonstrando interesse em conhecer mais sobre o AFS  e sua atuação na promoção da paz entre os povos.
Na ocasião as três intercambistas tailandesas: Sirinate, Mew e Nun, que estão a quase um ano residindo em Aquidauana, se apresentaram, falaram sobre a Tailândia e suas tradições, a importância do trabalho da AFS, a visão que elas têm sobre a cidade de Aquidauana, o convívio familiar e social que elas estão tendo aqui.
A voluntária Larissa, que atualmente é família hospedeira de uma das tailandesas expôs ao público quais as vantagens e satisfação que se tem de poder colaborar com a AFS sendo voluntário, abrindo a ‘casa' para o mundo, ou seja, se colocando a disposição para hospedar os estrangeiros, criando um convívio familiar que propicia aos familiares, ao próximo conviver com uma pessoa que tem hábitos e tradições diferentes e que se ‘abre ‘para conhecer a cultura local.
A professora voluntária e que há muitos anos foi presidente do comitê da AFS em Aquidauana, Cândida Cunha, contou a história da AFS, o surgimento da ONG e qual a missão principal desta associação, que é corroborar com a difusão de diferentes culturas aliado a promoção da paz mundial.
O AFS Intercultural Programs está presente no Brasil há muitos anos, e em Aquidauana, que pertence a Região Pan na divisão regional da Ong, está estruturada com uma equipe de aproximadamente 12 voluntários, dentre eles professores, estudantes, militares e jornalistas, e é presidida pela aquidauanense Jaqueline Arimura.
Para encerrar o Café com Turismo as tailandesas apresentaram uma dança típica da Tailândia, com direito a vestimenta original e música tailandesa.
O AFS é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, promotora da paz, fundada em 1956, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz. Reconhecida como Utilidade Pública Federal e é uma das ONGs de intercâmbio mais renomadas atuantes no país.
Quem estiver interessado em conhecer mais sobre a AFS, ser voluntário nessa missão mundial ou quiser saber como participar de intercâmbio e concorrer a bolsas, basta entrar em contato pelos telefones: 9127-1133 ou 9623-3496 ou acessar o site da afs no endereço: www.afs.org.br.
Fonte: Rosileny Ribeiro – DRT 703/MS - Voluntária AFS-Aquid.
http://www.anastacionoticias.com.br/index.php?pagina=noticias-ver&codigo_noticia=23816

Nenhum comentário:

Postar um comentário